terça-feira, 31 de julho de 2007

A ETERNA LUTA DA EMPRESA

Recentemente, tem se tornado cada vez mais comum escutarmos sobre a crise de grandes empresas que durante muitas décadas foram líderes em seus mercados, tais como GM, IBM e Kodak. Ao mesmo tempo, outras corporações tem sido alçadas à condição de "modelos", tais como Google, Toyota e Apple.

O que está por trás destas notícias? Porquê empresas gigantes e responsáveis pelo sucesso do Capitalismo Industrial não conseguem mais atingir os resultados de antigamente? O que permite à Toyota estar a frente das demais?

Uma questão pouco abordada em profundidade pelos gurus do mundo midiático e que pode representar uma parte das respostas se refere à capacidade de INOVAR.

Esta pequena palavra é uma das soluções para a sobrevivência das organizações no mundo cada vez mais globalizado e competitivo em que vivemos. Por mais que esta afirmação possa parecer óbvia, porque as empresas (gigantes, grandes, médias ou pequenas) tem tanta dificuldade em criar uma cultura permanente de INOVAÇÃO?

Em minha opinião, isso se deve ao fato de que INOVAÇÃO depende de criatividade e esta só surge quando há um ambiente propício para isto, com pouca burocracia e tempo livre para o pensar estratégico, para a análise meticulosa do mercado, dos concorrentes e das tendências para o futuro...E, principalmente, depende do investimento no Ser Humano que faz parte da organização.Confesso que tenho um especial interesse por este último tópico e pretendo detalhar mais algumas idéias sobre como fazer isso, em próximos posts.

Nenhum comentário: