sexta-feira, 26 de outubro de 2007

O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO DAS EMPRESAS

Em 1932, o escritor inglês Aldous Huxley escreveu sua obra-prima “Admirável Mundo Novo”. Como toda obra de ficção científica, o livro apresenta uma estória aparentemente maluca, mas que acabou se tornando um retrato de muitas das situações vividas no mundo atual.

No livro, uma sociedade futurista vive sob um regime político ditatorial, com um rígido sistema de castas sociais. Todos os bebês nascem através de métodos artificiais e são condicionados desde cedo - através de inúmeras técnicas mirabolantes – para adotarem as atitudes esperadas de sua respectiva casta social. Assim, há castas responsáveis pelo comando das estruturas de poder (melhores empregos, cargos na estrutura governamental, etc.) e castas que atuam para oferecer todo o suporte necessário para que a sociedade continue existindo, atuando como mão-de-obra para funções que não requerem muito esforço mental.

Toda esta estrutura é sustentada por altas doses de soma, uma droga legal e utilizada para tornar as pessoas extremamente felizes e ao mesmo tempo adequadas ao sistema em que vivem, prontas para aceitarem tudo sem questionar.

Embora a tentativa de estabelecer comparações entre o livro e os dias atuais possa parecer uma grande besteira, noto que há algumas características muito presentes na sociedade contemporânea e particularmente nas empresas modernas, tais como: alienação e comodismo com as estruturas existentes, falta de atitude para o pensar e agir inovador, altas doses de condicionamento com o passado (tanto em termos dos indivíduos quanto da própria empresa vista como “ser”), concentração excessiva de poder nas mãos de poucos e decisões não compartilhadas.
Afinal de contas, será que o Admirável Mundo Novo das empresas modernas é o que notamos nas campanhas de Marketing e aparências do mundo corporativo ou um retrato do Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley?

Leitura recomendada: Admirável Mundo Novo – Aldous Huxley

Filme recomendado: Equilibrium (2002; Cristian Baley)